Drežnica

Drežnica é um curta muito interessante de Anna Azevedo todo construído com imagens Super 8, onde a falta constante de foco permite-nos apenas vislumbrar as cenas de uma festas de aniversário, umas paisagens supostamente americanas, e a travessias de uma mulher num navio de nome Drežnica. Isso mesmo, exatamente: uma espécie de sonho onde as imagens não se conectam.

Entretanto, através de uma lírica narrativa costurada não só com imagens, mas sensações, reveladas pela memória e pelos sonhos de pessoas que não enxergam Anna Azevedo fez mais. Não sei o que significa o nome, mas a sei que em pouco mais de quinze minutos o curta nos remete de maneira lírica a ambiente e sensações inexplicáveis. Sensações sobre inóspitos lugares, como os dos sonhos que não posso ter. Explico: os sonhos de gente que perdeu a visão narrando seus sonhos. Os depoimentos são inseridos num fluxo de imagens, muitas vezes desconexas, que tal como os sonhos, se fragmentam deixando um vazio entre a imagem e a narrativa. Interessantíssimo, pois nessa viagem onírica da memória, através das narrativas de gente que não vê, descrevendo por exemplo o azul do céu e como o vêem em seus sonhos, o próprio céu adquire um novo tom, mais poético, mais próximo, mais amplo, mais esparamado.

Nota. Ainda nao assisti ao filme Ensaio sobre a Cegueira. Li o livro e adorei, mas espero que o filme seja tão poético quanto esse curta.

2 comentários:

Alexandre Kovacs disse...

Chico, acho que Fernando Meirelles conseguiu um ótimo resultado com sua versão de "Ensaio Sobre a Cegueira", mas precisou fazer algumas concessões para viabilizar o filme comercialmente. A obra de Saramago, portanto, tem um nível artístico mais original (poético) e descompromissado.

Com relaçao a Drežnica é uma obra de arte bem ambiciosa, já tinha lido alguns comentários favoráveis. A sua resenha despertou ainda mais a curiosidade.

ilusão da semelhança disse...

Pois eh Kovacs, ainda nao consegui assistir ao "Ensaio..", mas tratarei de ver pois tua resenha me despertou ainda mais o interesse. Mas concordo contigo, as adaptacoes de obras literarias deixam sempre algo de fora.

Se tiver oportunidade assista esse Drežnica. Eh outro tipo de estetica. Vale a pena. Lembra algo dos filmes do Tarkovsky.

Obrigado pela visita, vc eh um cara sempre bem vindo. Abraco, Chico.