O Piaui eh Aqui


Para os piauienses o Piaui eh o estado brasileiro mais importante. Pouco importa o ranking no indice de Desenvolvimento Humano - que por acaso eh o terceiro de baixo pra cima - e o segundo mais alto indice de analfabetismo do pais, o mais importante eh que para ele, importante mesmo eh ser piauiense. Se eu fosse piauiense talvez eu nao fosse mais feliz, ou mais iludido, do que sou agora mas, juro que movido pelo nativismo proprio, faria como o pai de meu amigo, que eh de la, e visitaria minha terra de dez em dez anos. Bem, mas nao estou aqui para falar do estado e sim de uma revista que me caiu nas maos na ultima ida ao Rio.

Um amigo me falou ao telefone, antes de minha chegada, da revista homonima que era a cara da New Yorker. piaui, em minuscula. Achei estranho o nome, mas assim mesmo comprei. Nao me arrependi. Apesar de seguir o mesmo modelo de critica, ensaios, resenhas, quadrinhos e ficcao da heteronima americana, o contraponto dos nomes eh otima alegoria. Os paradoxos comecam pela tiragem. A New Yorker hoje tem uma tiragem de quase 1 milhao de exemplares. A piaui tem uma tiragem mais modesta - pois afinal de contas, apesar das mas linguas, somos um pais modesto - 40 mil.

Enfim, longa vida a piaui - e ao piaui tambem, pois tenho muita admiracao pelo Ze Carlos.

Musica do dia: Monk's mood - Thelonious Monk Quartet with John Coltrane at Carnegie Hall. Preciosidade descoberta po Larry Appelbaum aqui na LOC.

Nenhum comentário: