Criminosos e Perseguidos














Em 2004, o Reino Unido publicou on-line (http://www.nationalarchives.gov.uk/) uma lista de perigosos criminosos perseguidos no seculo XIX. O teor dos crimes cometidos era os mais diversos. Desde furtos de pregos de papel, sacos de cha, ate o roubo de pão e jarros de marmelada. As penas chegavam a ate 5 anos de reclusão ou trabalhos forcados, dependendo do delito. O mais interessante nao eh o rigor das penas para crimes aparentemente banais, e sim ao fato de que as fichas referem-se a crimes praticados por crianças de 12, 11 e ate 10 anos de idade. Por exemplo, numa viagem pelos arquivos, George Davey olha para a foto tirada para sua ficha de 4 de fevereiro de 1873, triste e compungido. Tinha 10 anos e vinha de um bairro rico de Londres, quando foi pego pela policia roubando um coelho. A condenação: um mês de trabalhos forcados, por sinal a mesma pena sentenciada a outros guris de sua idade. Outro exemplo era o de Eliza Smith, que trabalhava de garçonete nos arredores da prisão de Wansdworth. A menina foi acusada de um furto, apanhada com a boca na butija aos 13 anos, e por trabalhar já nessa idade – o que não era incomum na era industrial, como mostra Eric Hobsbawm nas suas Eras– teve sua pena perdoada.

Revirando o site dos fundos documentais da coleção Wansdworth, penso imediatamente no Rio de Janeiro de 2007, e nas varias historias que inspiraram escritores a escrever sobre a vida de menores delinqüentes ao logo do breve Seculo XX. Eh irônico. Naquele tempo da rainha Vitoria, crianças de 5 anos não eram arrastadas em carros por jovens sadicos pouco mais velhos que os 'delinqüentes' ingleses, e que chegariam a deixar os de Jorge Amado em seu Capitães de Areia, ou os de Oliver Twist, de Charles Dickens, ou mesmo o proprio George Davey - que me chamou atencao - ruborizados de vergonha e espanto.

Não sei sinceramente qual seria a solução para o Rio de Janeiro, pois hoje a barbárie já não cabe nas paginas de um Oliver Twist, nem nas de um Paulo Lins, muito menos nas de uma Patrícia Melo – por mais que ela tenha se esforçado em amenizar o Inferno de Reizinho e por que nao dizer de todos nos que pensamos, vivemos, passamos ou fugimos do Rio. Sei eh que se aqueles inocentes criminosos, suditos da rainha, vivessem na cidade maravilhosa, teriam a certeza de uma pena muito mais branda, usurpada por serem menores, benecie do adagio de portadores de direitos universais, eh claro.

Irracionalidade e insensibilidade

Esta foi afanada do blog http://degredados.blogspot.com/, onde o camarada Fred Almeida, com muita sensibilidade percebeu, numa margem do dia-a-dia, que diz bem o por que essa cidade eh o centro gravitacional do mundo, a falta de sensibilidade para o Belo.

Ou seja, nem com o melhor violonista do mundo, tocando o melhor violino do mundo, os caras despertam do pesadelo.



Nota: Lendo a reportagem tive uma alucinacao. Imaginei que tudo seria pior se alem de ignorar a beleza da musica, o pais estivesse numa guerra e nao nos dessemos conta disso no cotidiano. Ainda bem que foi um lapso da razao....

Anatomia da Argumentacao


Este é um clássico dos clássicos dos filmes de tribunal onde musica e filme nao necessariamente combinam, mas funcionam brilhantemente quando separadas.

James Stewart é Paul Biegler, o advogado de defesa de Frederick Manion (BenGazarra), que compelido talvez menos pela angústia do constrangimento que pela honra ferida, assassinou o homem que estuprara sua mulher (Lee Remick) na pequena cidade de Thunder Bay. Filme de tribunal. O filme recebeu sete Oscars, mas o de Stewart foi dado a outro republicano, Charlton Heston, que recebeu a estatueta por sua eterna interpretacao de Judah em Ben Hur – em todo o caso Stewart ja havia ganhado em 1941 com o The Philadelphia Story. O roteiro, assinado por Wendell Mayes, é obra prima de ironia e desdém como há de ser um bom filme de tribunal, ao revirar a vida do julgado pelo avesso até seus mais íntimos e constrangedores detalhes.

Não sei não, sempre fico na dúvida mas na minha opinião o filme fica pau-a-pau com o Eleven Angry Man do Sidney Lumet, outra grande obra prima da argumentação cinematográfica representada por ninguém menos que um dos bons amigos de Stewart, Henry Fonda, que mata a pau no papel de um jurado, crítico, compassivo e solidário.
Duke Ellington (esquerda), Mort Sahl and Otto Preminger trabalhando no "Anatomy of a Murder" filme de 1959.
Por essas e por outras que o destaque vai para a trilha sonora de Duke Ellington - na foto aí em cima . Obviamente, a musica do dia: Flirtibird e Almost Cried, para expressar o dia de hoje – um dia em que a distância deixa de ser miragem e a saudade aperta a glote. Portanto, se eu pensar no filme acabo esquecendo o tanto de tudo que a musica traz.

O mé e o alcool

Suddenly, todo mundo virou especialista em alcool. Qualquer picareta washingtoniano agora, alem de ser 'consultor', eh especialista em alcool. Governos patrimonialistas, politicos sibaritas, ex-ministros aproveitadores, entidades civis salvacionistas, sindicatos rurais morigerados, ongs raivosas, cidadaos comuns desinformados. Diz-se ateh no blog do Alon e do Carta que Dirceu abrirah uma consultoria no para tratar do assunto com os gringos malvados, maus e bobocas.

Ah, se os especialistas consultassem aos verdadeiros discipulos do Conde de Afonso Celso... chegariam a conclusao de que que ha muita coisa em jogo dos dois lados da negociacao, mas ainda acho que pressao maior contra o projeto vem do lobby do Corn Belt la da caipirolandia do Missouri, Indiana, Ohio, Kansas... temerosa da perda dos subsidios agricolas que o Estado Americano proporciona - alias sei que todos se queixam mas nao sei quanto eh em porcentagem. Uma coisa eh certa, todo mundo sabe que lobby aqui - ao contrario do Brasil - eh negocio serio, para o bem e para o mal.

Mas vamos por partes...

Para o Brasil seria otimo exportar a producao - mas nao a tecnologia -, obviamente. Para os grandes produtores brasileiros isso seria otimo tambem, e, vamos ser sinceros, ajudaria athe os mirrados 10% da participacao da agricultura no PIB e por tabela nossas transacoes correntes e na balanca de pagamentos que dependem caridosamente das exportacoes - do agrobusiness. Geopoliticamente, se diz que o Haiti poderia entrar na jogada produzindo cana e milho. Com isso o Brasil poderia dar uma certa licao de moral de como pacificar uma regiao, e reconstrui-la produtivamente - ao contrario do que foi feito no Iraque. Mas vamos parar de ufanismo por aqui. Agora.

Primeiro, como meu amigo Fred disse, a energia produzida por tonelada de milho eh irrisoria se comparada com a cana, e infima se comaprada com o petroleo - o que ja eh motivo para por minhas matusalenicas barbas de molho. Segundo, toda essa estoria esta me ceirando a retorica para escamotear por que o Brasil nao cresce significativamente ha mais de 30 anos; por que nao tem investimento externo que nao seja direto; por que ruminamos a combinacao de taxas de crescimento irrisorias com taxas de juros que impedem qualquer planejamento de investimento produtivo a longo prazo - tendo o Estado que ser o fomentador do investimento seja com os classicos GEIA, GEIPOT do passado ou com o PAC. Enfim, milho, soja, cana... exportar eh o que importa... voltamos ao velho papo da agricultura como a salvadora da situacao quando tudo o mais da errado. O velho papo do Brasil como o celeiro do mundo - que esta fazendo o Eugenio Gudin dar gargalhadas sadicas na cova...

Enfim, ha muita diferenca entre os que entornam mé e os que se locupletam com o alcool....


Musica do dia: Inutil paisagem. Eumir Deodato

Dia meio bom, meio ruim, quase normal

O Cruzeiro, 16 de janeiro de 1960. O Pif-paf. Millor.
Musica do dia: Imagem. Michel Legrand: Homenagem a Luiz Eca (CD afanado do meu chapa-irmao Bill)

Few things that you should know before your death

News from the Library of Congress Contact: Guy Lamolinara (202) 707-9217 March 15, 2004 Library of Congress and National Library of Brazil Launch Joint Web Site Dedicated to U.S.-Brazil Interactions Librarian of Congress James H. Billington and President of the National Library of Brazil Foundation Pedro Correa do Lago have launched a collaborative Web site that explores the historical similarities and contrasts, ethnic diversity and interactions between Brazil and the United States. "The United States and Brazil: Expanding Frontiers, Comparing Cultures" includes some 9,800 images from the rare book, manuscript, map, print and photographic collections of the Library of Congress and the National Library of Brazil. The site represents the first phase of a continuing project by the National Library of Brazil and the Library of Congress that is being carried out under a cooperative agreement signed by Billington and Correa a do Lago. The site can be accessed at http://international.loc.gov/intldl/brhtml/. "The National Library of Brazil is one of the great libraries of the world, and I am excited that Brazil is now part of our Global Gateway collaborative digital initiative," which includes the Netherlands, Russia and Spain, with more nations to come, said Billington. "These bilingual multimedia Web sites are making it possible for the Library of Congress to share its resources with the world and for Americans to share in the library resources of other nations." The Global gateway Web site of international collections and links to international Web sites is at http://international.loc.gov/. The Brazil project focuses on five main themes related to the history of Brazil and its interactions with the United States: "Historical Foundations," "Ethnic Diversity," "Culture and Literature," "Mutual Impressions" and "Biodiversity." Among the items available on the site are letters by Thomas Jefferson about Brazil's independence movement, illustrations of 19th century Brazil by French artist Jean Baptiste Debret, documents relating to the reigns of Emperors Pedro I and Pedro II, 18th century maps and the text of "O Guarani," Brazil's earliest heroic poem. "The United States and Brazil: Expanding Frontiers, Comparing Cultures" is bilingual, in English and Portuguese, and is intended for use in schools and libraries and by the general public in both countries and around the world. The project grew out of a visit to Brazil in 1999 by Billington and subsequent discussions between the two national libraries about the numerous parallels in the histories of the two largest countries in the Americas. Support for the project was provided by the Vitae Foundation of Sao Paulo, Brazil, directed by José Mindlin, and the Library of Congress. "The United States and Brazil" is part of the Library's Global Gateway initiative of digital library collaborations with leading libraries and cultural institutions from around the world. Other Global Gateway projects are planned with libraries in Egypt, France and Japan. The Library of Congress, founded April 24, 1800, is the nation's oldest federal cultural institution. It preserves a collection of more than 128 million items - more than two-thirds of which are in media other than books. These include the largest map, film and television collections in the world. In addition to its primary mission of serving the research needs of the U.S. Congress, the Library serves all Americans through its popular Web site (http://www.loc.gov/) and in its 22 reading rooms on Capitol Hill. The National Library of Brazil is the largest in Latin America. It was founded in 1808 with the collections of the Portuguese Royal Library. It preserves a collection of approximately 9 million items, including books, stamps, illustrations, manuscripts, maps and audiovisual materials. Its Web site is at http://www.loc.gov/global/disclaimer.php?url=http%3A%2F%2Fwww.bn.br.

The Third Man

The Third Man

A estoria, baseada no conto homonimo de Graham Greene, levou o Grande Prêmio do Festival de Cannes e tornou-se o passo mal calculado de Orson Welles – famoso tanto pelos filmes que realizou quanto pelos que deixou de fazer, pelas conquistas amorosas e pelos fracassos financeiros.

O filme comeca com escritor de romances policiais, o norte americano, Holly Martins – interpretado por Joseph Cotten -, chegando a Viena para encontrar seu velho amigo Harry Lime. Holly, com o tutu contado e numa pindaiba tremenda, vinha a procura de um prometido trabalho que seu amigo de longa data oferecera. Porem, ao chegar encontra seu amigo morto, vitima de um atropleamento em circusntancias suspeitissimas.

Em seu enterro estao, Anna Schmidt (Alida Valli), antiga namorada de Lime, que se retira as pressas do cemiterio, e alguns poucos condolentes. Apos a cerimonia Holly Martins eh parado na saida do cemiterio pelo major Calloway oferecendo-lhe uma carona ao hotel onde se hospedaria. Os dois vao parar num bar onde comecam a conversar sobre a vida de Harry Lime. Calloway, na verdade um agente secreto britanico, entao, revela a Martins que seu amigo na verdade era um trapaceiro e assassino. Holy, enfurecido, parte para a agressao e eh impedido pelo leao de chacara de Calloway. Mesmo assim o encaminham a um hotel barato chamado Sacher’s. Ao chegar ao hotel eh apresentado por Paine, o leao de chacara de Calloway, a um representante de uma entidade cultural que imediatamente o convida a uma palestra sobre o romance contemporaneo. Alegando que nao tinha dinheiro, Holly consegue que o tal diretor do centro cultural, graciosamente, pague por sua estada o tempo que precisasse para preparar a palestra. Bem, chance melhor Holly nao encontraria para desvendar o misterio da morte do amigo Lime.

Se a estoria eh confusa, fica mais ainda com a chamada de Kurtz, um barao empobrecido que carrega um chiuaua ou sei la que raca eh aquela porra de cachorro, dizendo ter testemunhado a morte de Harry. Holly acha estranho e antes vai a procura da atriz Anna no teatro onde se apresentava. Ao conversarem Anna levanta a hipotese de que nao havia sido acidental a morte de Harry athe por que na hora do acidente so haviam amigos e quem o atropelou foi seu proprio motorista. Em meio a confusao, Holly descobre que tres pessoas carregaram o corpo do morto: Kurtz, o barao decadente; Popscu – que supostamente vivia com Kurtz -; e um terceiro homem ao identificado.

No decorrer da estoria, Harry decide, por alguma razao desconhecida, aparecer ao amigo. Entretanto, como conhecia todos os canais e subterraneos de Viena, suas aparicoes serviam a principio como um alerta a Holly de que ele, Harry, nao estava morto. Fato eh que Calloway tentava fechar o cerco em torno de Harry Lime por este estar envolvido no comercio ilegal de penicilina. O personagem de Orson Welles passa entao a espreitar Holly. Finalmente marcam o classico encontro na roda gigante, onde o primeiro revela por fim suas ligacoes com o comercio ilicito. O dialogo que se segue na cena eh classico e poderiamos dizer que Spielberg usou-o como tema no dialogo de Michel Losdale com erich Bana em Munich ao teorizar sobre as guerras e o sentido dos mercenarios em seu papel de anti-herois modenos.

O mais interessante eh que o filme termina sem se saber quem eh o tal terceiro homem. Mas mais interessante ainda eh o fato de que a pergunta se tornar absolutamente irrelevante. E neste aspecto especifico entra a genialidade do reoteirista.

Graham Greene baseou o personagem de Harry Lime no agente britanico do MI5 Kim Philby, que foi superior do proprio Greene no servico secreto britanico. Philby, que na verdade havia nascido na India, e aprendera o dialeto punjabi antes mesmo do ingles, foi responsavel pela acao de contra-espionagem para descobrir agentes russos infiltrados em Londres. Realidade ou ficcao, alguns dentro do MI5 afirmavam na epoca que Philby era um agente duplo passando os planos dos aliados de subversao dos paises do leste europeu comunista. Porem qualquer acusacao formal seria impossivel, ja que Philby era um funcionario exemplar. Athe 1951, quando dois de seus amigos de Cambrigde desertaram levantando a suspeita de que haveria um terceiro homem envolvido na traicao. Alvo de suspeitas, sob forte interrogatorio, Philby nunca revelou-se um agente duplo, ateh o servico secreto ter provas definitivas de que ele realmente era o terceiro homem, quando este, sob o disfarce de jornalista atuava no Libano, tendo que fugir para a Russia num aviao de carga. Viveu anos e anos na Russia, onde teve uma vida confortavel - alguns dizem que no fim da vida acabou vindo parar em Washington DC, nas redondezas de Chevy Chase.... Who knows!

Graham Greene trabalhou sob as ordens de Philby ateh quase o fim da II guerra. Greene, entao, deixa o servico secreto em circusntancias inexplicaveis em 1944. O escritor espanhol Fernando Lainez levanta a hipotese de que Greene deixa o servico secreto por decobrir que Philby era realmente o Terceiro Homem antes de todos.

Mas voltando ao filme, o produtor David Selznick, que nao era flor que se cheirasse, queria Noel Coward no papel de Harry Lime, mas o Carol Reed peitou o cara e impos o Orson Welles. Ganhou nessa mas nao conseguiu tirar o Joseph Cotten - que no fim acabou ficando bem no papel, apesar de o personagem exigir um tipo ligeiramente mais ingenuo como o James Stewart, sei la. Welles por sua vez aceitou o papel. Selznick entao oferece a Welles duas opcoes, ou um alto salario, ou uma porcentagem nos lucros do filme. Welles que entendia de cinema preferiu o alto salario apostando no fracasso do filme. No meio do caminho tentou mudar o contrato, mas estava lidando com David Selznick que alem de entender de cinema, entendia de negocios como ninguem.

Musica do Dia: Sarah Vaughan. Make This City Ours Tonight - Brazilian Romance

Babel nossa de cada dia

Tomei a liberdade cabotina de transcrever o email que uma grande amiga me mandou no fim de janeiro. Ela, indo do Brasil para Lamu, e eu indo de Washington para seu apartamento no Rio, cedido a titulo gracioso apos rogado obsequio - como se diz na lida de seu dia-a-dia. Agora, relendo-o com calma achei fantastica essa viagem e tentei imaginar onde fica Lamu. Achei mais que necessario guardar em minha gaveta de guardados.

Estou em Lamu, uma ilha paradisiaca no Indico, mais concretamente em Shela, um povoado arabe bem pequeno que da para o mar, com umas dunas fantasticas. Ja fiz passeio de barco, snorking e estou com as costas ardidas, ontem tive que dormir de brucos. Aqui e uma aldeia de pescadores, misturados com os turistas, os arabes e as moscas, tudo muito estranho para um brasileiro, apesar de estar cheio de pescador com camisa brasileira por aqui. Os gringos andam de short e biquini, como eu, e as mulheres de preto e com veu. Descobri que a palavra canga saiu daqui, e o que as mulheres suwahili usavam antes dos arabes e portugueses chegaram. Depois passaram a botar a canga sobre a cabeca. Os pescadores usam uma especie de saia, chamada de kikoi. O povo e muito amavel, estao sempre te dizendo Jambo(how do you do?) sempre que eu passo, alguns pescadores e guias ja descobriram que sou brasileira e um deles nao larga do meu pe, quer casar comigo de todo jeito. Ja passeei pelas dunas de cima pra baixo, visitei o povoado vinte vezes e acho que ate ja estou cansada de nao fazer nada. Aqui nao ha televisao, estou tentando comprar um jornal, mas esta tudo fechado para a hora do almoco, e, para ler nas dunas, tive que pegar emprestado com o dono da pousada um livro velho sobre Dom Juan, do Carlos Castanheda, que eu ja tinha lido na adolescencia. Calma, ainda nao estou voltando. Talvez encurte a viagem em Lamu e de um pulo em Capetown, onde esta um rapaz legal que conheci na viagem. O Kenya e do mais exotico, ao mesmo tempo que a vegetacao e a cultura lembram o Brasil, ha coisas muito diferentes, dificil de descrever, so vendo o video. Estou literalmente ilhada, sem comunicacao, tive que ficar o dia inteiro para conseguir acesso a Internet numa pousada por aqui. Para escrever de novo so daqui a 5 dias, de Nairobi. Em caso de emergencia enviem sinais de fumaca, pois os celulares nao funcionam por aqui. O documentarista - Jefferson- que deixei em Nairobi pegou uma infeccao no olho, teve que ir para Londres para se tratar. O dinheiro do Ministerio do Meio Ambiente que ele estava esperando nao chegou. Ainda bem que adiantei uma grana para ele, pq senao o cara estaria ferrado, fiquei contente, pelo menos ajudei alguem. Muitos beijos e saudades.

Nota: Nao fica chateada comigo, cumadre, por favor.

Cu de Judas e um Auto de Danados

Português António Lobo Antunes ganha o Prêmio Camões 2007

Rio de Janeiro, 14 Mar (Lusa) - O português António Lobo Antunes é o vencedor da 19ª edição do Prêmio Camões, a mais importante premiação literária da língua portuguesa. O autor vai receber 100 mil euros (cerca de R$ 270 mil) pela distinção.O júri deste ano reuniu-se na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e foi constituído pelos brasileiros Letícia Malard e Domício Proença Filho, pelos lusos Fernando J.B.Martinho e Maria de Fátima Marinho, pelo moçambicano Francisco Noa e pelo angolano João Melo.O Prêmio Camões foi criado em 1988 pelos governos de Portugal e Brasil para estreitar os laços culturais entre os vários países lusófonos e valorizar o patrimônio literário e cultural da língua portuguesa.Nove portugueses; sete brasileirosCom a vitória de António Lobo Antunes, sobe para nove o total de autores portugueses vencedores do prêmio. Em 18 anos, receberam ainda o prêmio sete brasileiros, dois angolanos e um moçambicano.Os brasileiros distinguidos com o Prêmio Camões são João Cabral de Mello Neto (1990), Raquel de Queiroz (1993), Jorge Amado (1994), Antônio Cândido (1998), Autran Dourado (2000), Rubem Fonseca (2003) e Lygia Fagundes Telles (2005).BiografiaAutor de uma extensa e premiada obra literária, o romancista António Lobo Antunes era um dos nomes frequentemente lembrados para o prêmio entregue nesta quarta-feira.Um dos escritores portugueses mais lidos, vendidos e traduzidos e eterno "nobelizável", António Lobo Antunes, 64 anos, é médico psiquiatra de formação, atividade que exerceu no hospital Miguel Bombarda, em Lisboa, antes de se dedicar exclusivamente à escrita.A experiência da sua passagem por Angola durante a Guerra Colonial, entre 1970 e 1973, inspirou muitos dos seus livros.1979 é o ano que assinala o início oficial da sua carreira literária, com a publicação dos romances "Memória de Elefante" e "Os Cus de Judas".Com 26 títulos publicados e traduzidos em 16 línguas, Lobo Antunes foi já distinguido com o Prêmio Internacional União Latina (2003), Prêmio Jerusalém (2004), Prêmio Ibero-Americano de Letras José Donoso 2006 (pelo conjunto da obra), Prêmio France Culture (1996 e 1997), Grande Prêmio de Romance e Novela APE/IPLB (1985 e 1999) e o Prêmio de Literatura Européia do Estado Austríaco (2000), entre outros.
Musica do dia: Ze Inacio - por Paulo Flores - Angola
Ze Inacio pega facil, capina na esquena do mundo, da um couro,
Ze Cabare, pega a estrada vende haxixe e cocaina que a Odalina paga
E aqui eu morro, e aqui que eu fico...

3 LiVrOs ParA eNtEnDeR o JorNaLisMo bRaSiLeiRo

Conclui essa semana o que para mim seria a terceira obra de uma trilogia. Para entender a historia do jornalismo brasileiro no ultimo seculo, ou pelo menos nos ultimos 70 anos do seculo XX, seria importante ler cada um dos relatos desses tres livros que possuem altos e baixos, como todas as boas obras, mas que sao fundamentais para ver como o jornalismo brasileiro se assemelha as salsichas. O termino de Chatô, de Fernando Morais, fechou o ciclo e revelou que eh melhor mesmo nao procurar saber como as noticias sao feitas na Terra de Vera Cruz, mundanamente conhecida como Pindorama.

Samuel Weiner, Minha Razao de Viver - Memorias de um reporter
O primeiro eh o de Samuel Weiner, Minha Razao de Viver - Memorias de um reporter. Percebe-se logo de cara que Weiner, em sua auto-biografia, nao teve pudor em sua disposicao a contar tudo. Percorre-se as paginas do livro com a certeza de que a promiscuidade entre os interesses públicos e privados, o tráfico de influências, o fisiologismo político e a corrupção, sao elementos essenciais da pratica jornalistica no Brasil. Dono do "Última Hora", Weiner, um dos mais poderosos jornalistas da história do país, foi amigo e conselheiro de três presidentes da República - Vargas, Jucelino e Goulart, respectivamente - e teve inimigos a potencia de seu calibre. Por sua proximidade ao poder teve acesso a pessoas e ao conhecimento de fatos que os demais mortais so viriam a saber pela leitura de seu jornal. Portanto, na ocasiao da primeira edicao de suas memorias havia duas exigencias expressas pela familia do jornalista. A primeira era a de nao se revelar que realmente Weiner havia nascido na Bessarabia - um lugar perdido entre a Moldavia, Ucrania e Transilvania. A segunda era a de manter a todo o custo o segredo de quem era o homem de confianca no sistema de arrecadacao de dinheiro para financiar o contragolpe preventivo que Goulart planejava nos meses iniciais de 1964. Segundo ele, deveriam esperar 25 anos para que todos os implicados, aliados e inimigos estivessem mortos.

A nova edicao - a que me caiu nas maos na bibilioteca do CCBB, em minha ultima andanca pelo Rio - trouxe novidades. Por exemplo, a comprovacao de que Wainer realmente nao era brasileiro. Nas primeiras paginas ha uma foto dele, ainda crianca no porto de Genova a caminho do Brasil, encostado no ombro do pai. Tambem na nova edicao ha outra revelacao. O advogado Jorge Serpa é citado como o principal articulador do sistema de levantamento de fundos para a tentativa - segundo a versão dos militares, diga-se de passagem, mas diga-se! - de contragolpe arquitetada por Joao Goulart. Por essas e por outras esse livro deve fazer parte dos nossos livrinhos de cabeceira.

O Anjo Pornografico
O segundo livro eh mais ameno mas sem menos revelacoes que o primeiro. Trata-se do Anjo Pornografico, biografia de Nelson Rodrigues escrita por Ruy Castro. No livro fica clara a personalidade reacionaria do escritor, mas tambem a ironia aberta que fez parte mais de seus escritos que de sua vida privada. Seu anti-comunismo ferrenho o tronou por muito tempo o inimigo predileto da esquerda.
Mas o ponto alto do livro eh a estreia de Vestido de Noiva, um marco no teatro nacional - por entrecruzar num palco com tres giraus alucinacao, memoria e realidade. A formula nunca tinha sido pensada no Brasil e era tao revolucionaria que os criticos foram unanimes na sentenca de que aquele seria o marco do teatro brasileiro. Por isso, alguns criticos chegam a afirmar que esta peca era o ajuste de contas com o movimento modernista. O polones Zbigniew Ziembinski comandou a trupe dos Comediantes - de Brutus Pedreira e o desenhista Santa Rosa. (arremedando o Silvio Santos, direi que eu nao vi mas a mae de uma amiga viu e disse que 'aquilo tudo parecia um sonho' [sic]).


A proposito, Nelson Rodigues odiava o teatro de esquerda dos anos 70, em especial O Rei da Vela, célebre peça de Oswald de Andrade. Além de detestar a mistura de política com arte, o dramaturgo alimentava um medo secreto e patologico de que os intelectuais considerassem o teatro engajado uma superação de seu próprio trabalho. Fato eh que apos Vestido de Noiva Nelson Rodrigues nao conseguiria emplacar outra peca tao revolucionaria em termos cenicos. Mas nao apenas a esquerda o via como um verdugo. O problema eh que Nelson Rodriges passou a ser alvo facil tambem da direita. Quando foi apresentado para o general Albuquerque Lima, por exemplo, antigo fã seu, Nelson não contou tempo e, em plena Ditadura Militar, perguntou: "Então por que essa perseguição toda? Por que prenderamo Caetano Veloso e o Gil?". O general não gostou da acolhida e saiu resmungando baixinho.

Nos anos 70, o filho mais novo de Nelson Rodrigues, Nelsinho Rodrigues Filho, foi militar no MR-8 e caiu na clandestinidade. No primeiro encontro que teve com o filho foragido, depois de telefonemas anônimos, para combinar hora e local, e desnecessárias voltas de carro para disfarçar, Nelson falou para o filho que nunca havia passado por uma experiência tão emocionante na vida. "Me sinto num filme", falou. Mas a emocao acabou quando os militares prenderam Nelsinho e o detiveram por longos anos. O pai, ferrenho defensor dos militares, fazia apelos dramaticos na tv para que libertassem o filho, sem receber resposta.

Chatô

O terceiro livro dessa trilogia seria o Chatô, de Fernando Morais. Digamos assim, esta, bem poderia ser a biografia de um homem que reunia a essencia do oportunismo com o senso de oportunidade, onde a etica raramente fazia parte de sua estrategia nos negocios - fossem eles na area industrial, artistica ou jornalistica. Criou o 'Diarios Associados' que em seu auge contou com mais 34 jornais, 36 emissoras de rádio, 18 estações de televisão, uma agência de notícias, uma revista semanal O Cruzeiro, uma mensal A Cigarra, várias revistas infantis e uma editora. Para suas conquistas usou metodos que passavam pela chantagem, extorsao e a calunia contras seus inimigos e opositores. Em decorrencia de tais metodos angareou muitos inimigos. Contra Francisco Matarazzo, por exemplo, que dizia que com ele so com pe no peito e navalha na garganta, Chateaubriand responderia com uma de suas perolas: Responderei com métodos paraibanos, usando a peixeira para cortar mais embaixo.

Na biografia de Assis Chateaubriand fica claro tambem o episodio da luta entre Chatô e Weiner - que na verdade era uma queda de bracos entre Chatô e Vargas -, que teve como testa-de-ferro Carlos Lacerda. A obsessao de Lacerda era tal que este daria um dedo mindinho para ter em mãos a famosa foto de Wainer no porto de Gênova partindo para o Brasil. No início da década de 50, o dono da "Tribuna da Imprensa" liderou, com a iminencia parda de Assis Chateaubriand, proprietário dos "Diários Associados", uma campanha nacional para destruir Wainer, acusando-o de omitir sua verdadeira nacionalidade. Os interesses de Lacerda passavam longe do patriotismo. A bem da verdade devia-se mais ao que Nelson Rodrigues definiu com a frase lapidar que bem podia ter sido criada para o episodio: Nada nos humilha mais do que a coragem alheia. O futuro governador do Estado da Guanabara não engolia o sucesso da "Última Hora". O jornal, impulsionado pelo apoio financeiro do governo Vargas, era um campeao de vendas no inicio dos anos 50. A polêmica acabou em CPI, a primeira instalada no país, e rendeu alguns meses de prisão a Wainer e seu ódio eterno a Lacerda. Mas voltando a Chatô pelas suas posturas favoraveis ao capital estrangeiro tronou-se um aliado importante de homens como, Alexander Mackenzie dono da Light & Power, e de Percival Farqhuar, que o contratra, ainda no primeiro governo de Vargas para tentar recuperar, seus dominos no Port of Para - que mais tarde se tornaria Vale do Rio Doce.

Enfim, dificil eh nao adjetivar - nao as obras mas aos personagens nelas contidos. A tres merecem ser lidas com zelo, atentando sempre para as narinas e tomando todo o cuidado com a higiene das maos apos a leitura. Nao, nao falo da tinta dos diarios, mas do mar de lama que nao se limitava apenas as ruas do Catete...

Musica do dia: My kind of girl. Frank Sinatra.... para amenizar...

PAULO CÉSAR PEREIO, Porra!!


Ele desempenhou papel fundamental na história do cinema nacionale teve em seus braços as atrizes mais gostosas, como Sonia Braga, Kate Lira e Vera Fischer. Mas está longe de viver do passado. O ator gaúcho Paulo César de Campos Velho, cujo sobrenome PEREIO foi inventado por causa de uma pronúncia errada na infância, está mais vivo do que nunca - como entrevistador, no Sem Frescura, do Canal Brasil, ou na reunião dos depoimentos de amigos e desafetos no documentário PEREIO Eu te Odeio, em fase de produção. Recentemente, participou de Árido Movie, do diretor Lírio Ferreira. Em 2007, vai completar 50 anos de carreira com um livrocom seus escritos, Vale Somente a Escrita, que será lançado pela Editora do Bispo, e uma mostra com os mais importantes dentre os mais de 40 longas-metragens em que atuou.
Mas quem entra desavisado no apartamento onde o ator mora, no centro de São Paulo, ou "nas vísceras da besta", como ele gosta de definir, há de duvidar de tantas proezas. Não há lembrança. Nenhuma foto, prêmio, nem um mísero DVD de algum de seus filmes. Ele confessa que até sente um pouco de nostalgia, mas espera passar na televisão algum filme seu, e está resolvido. Quanto aos prêmios, é bronca mesmo. "Prêmio é fragmentador. O Kikito é horrível, uma bunda na frente e outra atrás. O Candango eu dei para uma amiga minha bater no namorado." Ele garante que todo o material do passado está com a Lara Velho, sua primeira filha, que controla sua agenda e é diretora do seu programa de televisão. "E ainda me livra de casar de novo, porque me faz companhia e organiza a minha vida", brinca.
PEREIO foi casado três vezes. Primeiro com a atriz Neila Tavares, mãe de Lara, hoje com 33 anos. Da relação mais famosa, com a global Cissa Guimarães, nasceram Tomás, hoje com 27 anos, e João, com 22. Finalmente, de seu casamento com Suzana César de Andrade, que não é do meio artístico, nasceu Gabriel, há 14 anos. Hoje, sua base de operações é a Toca da Raposa, um boteco pé-sujo de primeira colado ao prédio onde ele mora e onde se reúnem seus amigos, os motoristas que o levam para onde precisa. É lá que, dependendo do seu humor, ele toma um café ou um uísque pela manhã. "E eles ainda servem uma rabada imperdível às terças-feiras", completa. Às vésperas de completar 66 anos, este senhor de gestos intempestivos e voz inconfundível (que reina absoluta até hoje em narrações de filmes e comerciais) viveu os mais variados tipos, mas nenhum que tenha ofuscado o personagem PEREIO (a começar por esse sobrenome, inventado), que teve uma vida de fazer inveja a qualquer autor de dramaturgia. Casou com Cissa Guimarães quando ela, 17 anos mais jovem, ainda era menor de idade. "Ela me seduziu", ele garante. Essa união rendeu, além dos dois filhos, uma prisão, por falta de pagamento de pensão alimentícia. Foram oito dias em cana, mas nada que PEREIO já não conhecesse. Entre brigas em sets de filmagens, uma honestidade mordaz sobre seus colegas e um relacionamento longo, tortuoso e público com a cocaína, ele se firmou como um dos mais malditos artistas brasileiros.
Para a entrevista de PLAYBOY, PEREIO recebeu o editor Jardel Sebba na Toca da Raposa por duas vezes, ambas de manhã bem cedo, antes de subir até o quintal de seu amplo e confuso apartamento térreo. Na primeira, com um uísque; na segunda com um café. Na primeira, estava agitado, preocupado com uma viagem ao Rio que havia acabado de ser desmarcada, fumando um cigarro atrás do outro. Demorou a se sentir confortável. Na segunda, a do café, ele já havia comprado e lido o jornal e, bem mais tranqüilo, quis acompanhar um pedaço do jogo Inglaterra x Paraguai na Toca, antes de subir para a entrevista. "Eu torço pela Argentina", cochichou. Tem até explicação: ele nasceu na cidade gaúcha de Alegrete, na fronteira com o país de Carlitos Tevez. Mas a melhor maneira de entender sua torcida é perceber que, quando se trata de Paulo César PEREIO, nada pode ser óbvio. Seu bordão, "porra", que serve quase como vírgula para suas frases, foi repetido 67 vezes ao longo de mais de cinco horas de conversa. Alguns deles você confere aqui.
PLAYBOY Você contracenou em cenas quentes com algumas das mulheres mais gostosas do Brasil: Vera Fischer, Sonia Braga, Vera Gimenez, todas no auge. E sempre disse que não comeu nenhuma delas. Que história é essa?PAULO CÉSAR PEREIO Nunca comi mulher nenhuma por ela ter feito uma cena comigo. Nunca caí nessa armadilha banal, imbecil. Não seria por isso que eu comeria uma mulher, seria falta de respeito comigo. Eu reverencio essas mulheres, não as jogo no lixo. Não tirei casquinha, acho que a coisa funciona de outra maneira. E quando fiz Eu te Amo [com Vera Fischer e Sonia Braga], estava apaixonadíssimo pela Cissa. Porra, estou apaixonado por uma mulher e vou comer outra porque tive a chance?
PLAYBOY E hoje, você está namorando?PEREIO Não, acabo de sair de uma relação muito boa, muito confortável. Só entrei em pânico porque a moça queria casar e ter filhos. Era uma namorada muito legal e, quando terminou, me senti me devendo um pouco, sabe? Não era muito convencional, ela tinha a casa dela, o carro dela, a vida dela, e eu a minha.
PLAYBOY Você está sexualmente abstêmio atualmente?PEREIO Não, eu tenho visitas. Tenho uma vida sexual regular. Sexo é fundamental, sempre foi. Com 15, 16 anos eu batia p(*)ta o dia inteiro. Com a idade fica menos impositivo. Com o tempo você dá mais valor ao carinho, não tem tanta urgência em ejacular, sabe segurar, pensa também na parceira. Até porque a coisa é reflexiva.
PLAYBOY Então você ainda tem noite, álcool e mulheres no cotidiano?PEREIO É parecido com a coisa de estar no palco e gostar de estar no palco. Fui um grande jogador de sinuca, por exemplo. Enjoei uma época, meu jogo caiu, mas agora jogo sempre, pela volúpia de jogar. De festa eu não gosto muito, vou a certos lugares, mas prefiro ir sozinho. Inclusive ando sozinho no meio da p(*)ria. Agora quero freqüentar um salão de barbeiro que é 24 horas, cuja clientela é quase toda de travecos, p(*) e cafetões. Me sinto em casa. Tem muito marginal, em todos os sentidos, econômico, social, que me reconhece, fala: "Olha lá o PEREIO". E eu lido bem com isso. Geralmente é chato, mas você tem de aprender a lidar com isso.
PLAYBOY E isso é bom ou ruim?PEREIO Eu acho bom. Teve um período da minha vida que, p(*) que pariu, o pau mandava mais que tudo. Já aconteceu cada coisa...
PLAYBOY Já experimentou remédio contra impotência?PEREIO Já, o Viagra, o Cialis e o Levitra. Por indução da namorada, aquela coisa de vamos lá agora. Esse Levitra dá um surto de paudurescência razoável.
PLAYBOY Você passou a década de 90 longe da mídia. Isso mexeu com a sua cabeça de alguma forma?PEREIO Não, porque na verdade eu que fugi, estava muito drogado. Achei que tinha de cair fora, então fui para Goiás, para uma cidadezinha pequena, longe de tudo, que não tinha nem caixa de banco. Apaixonei-me por aquele lugar, pagava 70 reais de aluguel numa casinha com pomar, e estava a 90 quilômetros do aeroporto. Cobrava 4 mil reais por uma locução, fazia e voltava para lá para viver como um rei por um bom tempo. Até juntei grana. Porque onde eu morava antes, bicho, era só sair de casa que caía alguma coisa na minha mão.



PLAYBOY Por que aliar a carreira de ator à de entrevistador no Sem Frescura?PEREIO Houve uma reformulação no Canal Brasil, que estava indo para o buraco. O Paulo Mendonça, meu amigo, assumiu o canal e me chamou. Ele teve a idéia do meu programa, e chamou também o Selton Mello, o Paulo Betti, a Angela Ro Ro. O programa do Selton se chama Tarja Preta. Acho que não tem ninguém no Brasil mais tarja preta do que eu. Então o Paulinho deu esse nome, Sem Frescura, para sacanear a Leda Nagle, que fazia o Sem Censura. Ela não gostou, parece, o que eu achei muito bom, porque nunca fui muito com a cara dela...
PLAYBOY E o seu jeito esculachado de entrevistar dá audiência?PEREIO Quando dava entrevistas nos programas do Jô Soares e do Abujamra, eu percebi que todo cara que vinha me entrevistar estava brifado. Alguns até tinham uma equipe que ligava antes perguntando coisas da minha vida, para o cara meio que se proteger, já saber as coisas que ia falar. No programa da Luciana Gimenez começaram a me perguntar sobre as entrevistas que eu havia dado e, em uma, eu disse que não casaria mais, se tivesse de fazer isso de novo seria com um homem. Aí um cara só queria saber se eu pretendia dar o c(*) ou não! Fato é que conviver com homem é muito mais fácil que com mulher, mas não precisa f(*), claro. A Luciana me censurou, e eu expliquei a ela que a palavra vinha do latim, que significava cavucar, mas se ela quisesse eu poderia falar por elipse, estrangular o pele vermelha, afogar o ganso, molhar o biscoito. Aí ela perguntou o que era uma elipse... Teve uma opinião bacana, não lembro de quem, que dizia que o programa do PEREIO era bom porque era um troço que parecia que ia dar tudo errado e, no final, não dava errado. Mas em alguns momentos deu errado, sim. Teve um cara que eu comecei a enjoar dele no meio da conversa. Eu olhava para a terceira câmera e fazia aquela cara de "porra, que saco". Na entrevista do [Ivald] Granato, eu dormi.
PLAYBOY Você mora sozinho. Sente-se um homem sozinho hoje?PEREIO Não, eu tenho uma certa rotina. Compro jornal de manhã, tomo uma vitamina de frutas, porque estou querendo emagrecer. Faço o meu macarrãozinho ao pomodoro com o molho que compro ali na padaria. Eu gosto de cozinhar, me acalma, e sempre busco novos gostos. Isso só veio com a idade, eu não tinha a mínima idéia nem de como fervia água, mas aos poucos peguei gosto e comecei a me obstinar. Gosto de ficar o dia inteiro em casa, leio pra c(*), adoro ver os noticiários da televisão. Às vezes saio à noite, mas não muito. Não gosto muito de recebernem empregada. Tem uma senhora que vem uma vez por semana e deixa as coisas em ordem, e eu procuro manter essa ordem.
PLAYBOY Você vai ganhar um documentário, o PEREIO Eu te Odeio. Muita gente já te esculhambou nas gravações?PEREIO A idéia do documentário, que foi minha, surgiu para botar as pessoas me esculhambando oficialmente. E é engraçado porque houve uma resposta negando financiamento que falava em nome do respeito ao mito PEREIO, do cinema e das artes brasileiras, que queriam sacanear com aquele projeto. Mas a idéia foi minha! Não sei quem já gravou depoimento. Parece que teve uma empregada que me esculachou legal. Falou aquelas m(*) domésticas, de chegar bêbado em casa e quebrar a porta. O que aconteceu foi que o casamento com a Cissa deu certo uma época, depois não mais. E mais tarde a separação não deu certo, a gente estava separado e morria de tesão. Esse foi o pior período. E nessa fase o que aconteceu de m(*) não está no gibi, de ela trancar a porta da casa, eu ir lá e quebrar a porta na porrada. Sou um cara muito performático, hooligan mesmo. O que já me quebrei todo de porrada não é brincadeira. Já bati e apanhei muito, acho que apanhei mais do que bati. Não sei brigar.
PLAYBOY Já bateu em alguém famoso, além do diretor Ipojuca Pontes, naquele entrevero no Festival de Gramado, em 1979?PEREIO O Ipojuca Pontes sempre foi um Ipojegue. Sofria de todos os sintomas da síndrome da burrice, e era cãozinho da Tereza Rachel, que, por sua vez, era uma pessoa detestável. Eu não sou bom de briga, mas tenho impulsos de avançar, de quebrar tudo. Em geral me f(*). Poucos dias atrás fiz uma m(*). Um cara organizou um livro que era uma coletânea de textos e pediu para que eu lesse um trecho num recital junto com outras pessoas. Preparei uma coisa legal, esperei a minha vez e fiz uma performance. Levantei a bola, botei uma puta azeitona na empada do cara. Depois teve uma comemoração num restaurante japonês, e eu nem queria ir, mas fui. Lá, o cara começou a implicar comigo. Quando perguntei da grana que ele tinha me prometido pelo trabalho, ele continuou me cortando. Eu falei que, se a mãe dele não o tinha educado, que ele receberia educação na cadeia. Ele me mandou tomar no (*). Eu falei que era no (*) da mãe dele, e nessa hora me tiraram de lá. A porta do restaurante era fina, eu detonei ela. Isso faz uma semana. Para você ver que eu ainda faço m(*).
PLAYBOY Isso tudo contribui para uma certa mitologia do personagem PEREIO, que você parece gostar de cultivar...PEREIO Por isso que não sou muito de outros personagens, acho que a minha pessoa é mais interessante que qualquer personagem. Repito o PEREIO porque ele é um cara performático. E o meu texto é, freqüentemente, melhor que os textos que me dão.
PLAYBOY Mas você não teve medo de ser esquecido nesse tempo?PEREIO Não, justamente porque o que fez diferença foi que construí muito bem essa mitologia. Foi uma coisa mais ou menos pensada. Existem normas de comportamento para vencer na vida, como decorar texto direitinho, e eu não consigo decorar texto que eu não gosto. O verbo decorar tem a ver com coração, em inglês é by heart. Existe um regulamento para o sujeito que quer construir uma carreira, e eu nunca me comportei segundo ele.
PLAYBOY Mas essa mitologia mais ajudou ou atrapalhou?PEREIO Não sei, mas serviu para que pudesse ficar três, quatro anos fora de combate e não ser esquecido. Declaro sinceramente que o reconhecimento nunca me serviu, sempre gostei mais do exercício da arte dramática, de uma busca minha, pessoal, do que do aplauso. A minha grande volúpia sempre foi estar no palco, nunca a de receber crítica favorável.
PLAYBOY Mas a Sonia Braga já declarou que, no fundo, você é um fofo. PEREIO É uma boa jogada, né? Não sou cafajeste, de jeito nenhum. Mas até que é uma estratégia interessante. Citando Maquiavel, "o mau inteirinho e de uma vez só, e o bem aos poucos, em doses homeopáticas". Essa mitologia do machão é um troço esquisito. Você sabe muito bem que, quando está a fim de uma mulher, não a ganha coçando o saco ou escarrando. A minha maneira de não ser um sujeito escroto é cultivar um sofisticadíssimo senso de escrotidão. Interiormente, não tenho nenhuma rigidez afetiva, pelo contrário, tenho até uma certa obesidade afetiva. Talvez essa rigidez que passo seja uma espécie de filtro para também não ficar aberto a qualquer um que chega. Eu sou composto de uma grande fragilidade.
PLAYBOY Mas perdeu trabalhos por causa da mitologia?PEREIO Sim, mas, por outro lado, me livrou de fazer coisas que não queria. Por exemplo, se você está duro e te oferecem uma nota que vai quebrar um galhão para fazer algo que você não quer, é bem possível que você aceite. Já me ofereceram muita coisa. A assessoria de relações públicas da Presidência da República queria que eu fizesse anúncios, em março de 1974, cuja assinatura era "março, dez anos construindo o Brasil". Fiquei a fim pra c(*), mas não dava. Teve outra que queriam que fosse Papai Noel num outdoor. Também não dava.
PLAYBOY Você foi fiel nos casamentos?PEREIO Quando era mais guri, não era exatamente infiel, mas tinha tesão em muitas mulheres.
PLAYBOY E celebrava os atos?PEREIO Na medida do possível. Mas não era infidelidade. É que fidelidade não estava no contrato. Só com a maturidade que comecei a achar que isso era um bom negócio. Que, numa relação, é possível cultivar uma certa unidade. Eu tenho uma tendência mimética, se começar a andar com jogador de futebol, daqui a pouco estou de chuteira; se começar a fazer teatro com uma turma tal, eu dou uma certa aboiolada. Por isso, dedico minha vida a cultivar a minha unidade.
PLAYBOY Esse aborto teve algum reflexo na sua vida?PEREIO Só numa relação muito tempo depois, com uma moça que tentou ter filhos, mas já havia feito vários abortos. Ela fez todos os exames e não havia nada que indicasse que ela não poderia ter filhos novamente, então se levantou uma suspeita a meu respeito. O que bati de p(*)ta em laboratório... É uma situação meio esquisita, você chega lá, a moça te dá um frasquinho, te indica um banheirinho. Tive de fazer isso três vezes, até levei uma PLAYBOY Mas você já havia sido militante do Partidão, ou seja, sua relação com a esquerda é antiga, certo?PEREIO Quando eu era guri. Eu era romântico, sabe? Ia nas reuniões, mas não prestava muita atenção. Ia para comer as mulherzinhas, porque as comunistas davam. Fui membro do Partidão, assinei ficha, e fui filiado ao PDT também, tinha uma relação com o Brizola desde a Cadeia da Legalidade.
PLAYBOY Mas você votou no Lula?PEREIO Votei. Nunca havia ganho uma eleição na vida, essa foi a primeira. Meu primeiro voto foi no [Marechal Henrique] Lott, estava louco para votar no Jânio [Quadros], mas naquele tempo eu era vassalo de Moscou e a ordem era votar no Lott. Fiquei um tempo sem votar em ninguém por preguiça, desinteresse. E nunca acreditei no Lula. A minha trajetória não é muito diferente da dele, nasci na fronteira com a Argentina e não fiz o primário, me alfabetizei sozinho. Nunca gostei muito de estudar, mas sempre acreditei no conhecimento. Sempre li muito, inclusive com certa disciplina. Esse elogio à ignorância do Lula me é repugnante.
PLAYBOY Como chegaram a você na Operação Bandeirantes?PEREIO Os caras tinham meu telefone no aparelho, eles me achavam meio porra-louca, mas confiavam em mim. Eu também tinha ligações via mulher com um daqueles movimentos de 1968. Veio uma francesinha para cá e me apaixonei por ela. Lembro que cometi certos heroísmos, mas só para me exibir para a moça. Sempre se confundiram na minha cabeça o patriotismo, o heroísmo e o erotismo. Freqüentemente eu me engajava num movimento porque tinha uma mulher que eu queria comer, e também por sentimentos românticos.
PLAYBOY Quanto tempo ficou preso?PEREIO Uns sete, oito dias. Era ali na [rua] Tutóia, eles colocavam um capuz na gente enquanto era conduzido. Sentei pelado na cadeira do dragão, uma cadeira de metal que tinha fiozinhos que foram enfiados nos meus dedos, e um cara ficava segurando o aparelho de choque de maneira que eu o visse. Senti que ele não estava muito a fim de usá-lo. Os policiais ficavam me fazendo pressão, que nem aqueles babacas do programa da Luciana Gimenez. Chegaram a me pendurar pelado, mas o cara não me deu o choque. Eu até pedi, "me dá logo esse troço, porra", mas ele não deu. Tinha um cara da Aeronáutica, um da Polícia Marinha e um capitão do Exército. O chefe era o major Valdir, os sargentos eram Guimarães, não tinham nome, e tinha um capelão, bichona, que me deu uma Bíblia. Com frio, rasgava a Bíblia e me agasalhava com ela.
PLAYBOY Falando em cana, a Cissa Guimarães mandou te prender por falta de pagamento de pensão alimentícia...PEREIO [interrompendo] Aquilo foi ciúme de útero. Você pode chifrar uma mulher à vontade que ela tira de letra, mas ela não suporta ciúme de útero. Eu nem estava casado com ela, mas fiz um filho em outra mulher, e tinha acabado de sair de um acidente que me quebrou toda a cara. Quando saí dessa história, estava sem um puto por causa da operação. A Cissa ficou sabendo e me botou em cana pedindo 30 mil dólares. Ela sabia que eu não tinha como pagar. No dia de visita dos presos, e tinha cela com até 150 caras, tinha mais jornalista para me entrevistar do que visita para os outros . Saquei que a Cissa tinha a chave da cadeia, e só falei bem dela, disse que ela tinha toda a razão. Ela sempre teve bronca de escreverem o nome dela errado, Cissa com cedilha. Numa das entrevistas, falei: "É Cissa com dois esses, bota aí que eu estou dizendo isso". Nesse dia ela mandou me soltar.
PLAYBOY Nos anos 80, deram uma batida num apartamento de um traficante, você chegou logo depois, e quando perguntaram o que você tinha ido fazer lá, você disse: "Vim comprar cocaína". Não é dar muito mole?PEREIO Perguntaram e eu disse: "Vim comprar cocaína". Se tivesse ido à farmácia, teria ido comprar remédio. Foi igual a quando bati o carro no morro, virado, ao meio-dia. O que fui fazer lá? Vou dizer o quê? Fui ver a empregada... Porra, conta outra!
PLAYBOY Mas você já começou no cinema arrumando confusão, em Os Fuzis...PEREIO O problema ali é que a gente ia filmar em dez semanas e acabou durando seis meses. Acabou o dinheiro, precisava ter sol, seca, todo mundo se desentendeu nesse set. Ficamos seis meses convivendo sem filmar.
PLAYBOY E como foi a convivência com o Nelson Rodrigues?PEREIO Quando eu era casado com a Neila, ele escreveu uma peça para ela, O Anti-Nelson Rodrigues. Eu dirigi e atuei. Fui bem amigo dele. O Nelson era um sujeito muito interessante, ia pro meu camarim tomar cafezinho loucamente e fumar escondido da irmã. Era um homem riquíssimo interiormente, não bebia nada, molhava os lábios com um pouquinho de champanhe. Tinha dois motoristas, não dirigia, e duas secretárias, quase todos bolivianos. Ele não enfiava a mão no bolso, era uma das secretárias que pegava as coisas para ele.
PLAYBOY Mas não houve problemas de origem, filmes ruins, notas frias, subvenções do Estado a fundo perdido?PEREIO Entrar num discurso estetizante é muito difícil. Mas observo que 99% do que vem do cinemão americano é m(*). E é receita. Limite é um filme do c(*), até hoje é um dos melhores filmes feitos no mundo. O outro que o Mário Peixoto quis fazer, não deixaram. O Cangaceiro também. Por que não ser tira uma c(*) de cópias e distribui no mundo inteiro?
PLAYBOY Você esperava mais dele?PEREIO Nunca levei fé. Celso Furtado, quando foi ministro da Cultura, tinha uma verba de 0,03% da receita do Estado. E não vá querer comparar Celso Furtado com Gilberto Gil...
PLAYBOY Por fim, qual seria o epitáfio perfeito de Paulo César PEREIO?PEREIO "Next week I'll get organized." Ou então uma frase que disse para a Cissa quando ela me deu um pontapé nos colhões e, para justificar, disse: "Mas é porque eu te amo". Então me ama menos. "Me amem menos" seria um bonito epitáfio.


Paulo Francis


Um guia para ter cultura

Uma bibliografia básica para quem quer compreender a aventura da humanidade
Paulo Francis.
O Estado de São Paulo, 30/05/91


Pedem minha ficha acadêmica para jovens vestibulandos...Não tenho. Tentei um mestrado na Universidade Columbia em Nova York 1954, mas desisti, aconselhado pelo professor-catedrático Eric Bentley. Achou que eu perdia o meu tempo. Li toda a literatura relevante, de Ésquilo a Beckett, e sabia praticamente de cor a Poética de Aristóteles. Em alguns meses se lê tudo que há de importante em teatro. Li e reli anos a fio.Mas, sem o doutorado ou nem sequer mestrado, me proponho fazer algumas indicações aos jovens, que, no meu tempo, seriam supérfluas, mas que, hoje, talvez tenham o sabor de novidade. Falo de se obter cultura geral. É fácil.Educação era a transmissão de um acúmulo de conhecimentos. Hoje, é uma adulação da juventude, que supostamente deve fazer o que bem entende, estar na sua, como dizem, e o resultado é que os reitores de universidades sugerem que não haja mais nota mínima de admissão, que se deixe entrar quem tiver nota menos baixa. Deve haver exceções, caso contrário o mundo civilizado acabaria, mas a crise é real, denunciada por gente como o príncipe Charles, herdeiro do trono inglês, e por intelectuais como Alan Bloom, que consideram a universidade perdida nos EUA. No Brasil, houve a Reforma Passarinho nos anos 60. A ditadura militar tinha o mesmo vício da esquerda. Queria ser popular. Era populista. Quis facilitar o acesso universitário ao povo, como resa o catecismo populista. Ameaça generalizar o analfabetismo.Não há alternativa à leitura. Me proponho apontar alguns livros essenciais ao jovem, um programa mínimo mesmo, mas que, se cumprido, aumentará dramaticamente a compreensão do estudante do mundo em que está vivendo.Começando pelo Brasil, é indispensável a leitura de Os Sertões, de Euclides da Cunha. É curto e não é modelo de estilo. Euclides escreve como Jânio Quadros fala. É cara do far-te-ei, a forma oblíqua de que Jânio se gaba. Mas o livro é de gênio. Nos dá a realidade do sertão, que é, para efeitos práticos, o Brasil quase todo, tirando o Sul; a realidade do sertanejo, e do nosso atraso como civilização, como cultura, como organização do Estado. Euclides mostra o choque central entre o Brasil que descende da Europa e o Brasil tropicalista, nativo, selvagem. Euclides apresenta argumentos hoje superados sobre a superioridade da Europa, mas nem por isso deixa de estar certo. Tudo bem ter simpatia pelo índio e o sertanejo, o matuto, mas nosso destino é ser, à brasileira, à nossa moda, um país moderno nos moldes da civilização européia. Euclides começou o livro para destruir Antônio Conselheiro e a Revolta de Canudos, mas se deixou emocionar pela coragem e persistência dos revoltosos e terminou escrevendo um grande épico, em prosa, que o poeta americano Robert Lowell, que só leu a tradução, considera superior a Guerra e Paz, de Tolstoi.Mas o importante para o jovem é essa escolha entre o primitivo irredentista dos Canudos e a civilização moderna, porque é o que terá de enfrentar no cotidiano brasileiro. É o nosso drama irresolvido.Leia algum dos grandes romances de Machado de Assis. O mais brilhante é Memórias Póstumas de Brás Cubas. Para estilo, é o que se deve emular. O coloquialismo melodioso e fluente de Machado. É um grande divertimento esse livro. Eu recomendaria ainda para os que tem dificuldade de manejar a lingua O Memorial de Aires. É o livro mais bem escrito em português que há.Os gregos são um dos nossos berços. Representam a luz e a doçura, na frase de um educador inglês, Mathew Arnold (também poeta e crítico). Arnold falava contra a tradição judaico-cristã, dominante na nossa cultura, na nossa vida, a da Bíblia e do Novo Testamento, que predominaram no mundo ocidental desde o século 5 da Era Cristã, quando o imperador romano Constantino se converteu ao cristianismo. Estudos gregos sérios só começaram no século 19, quando se tornaram currículo universitário, porque antes os padres e pastores não deixavam.Mas leia originais. Escolhi quatro. Depois de se informar sobre Platão na enciclopédia do seu gosto, se deve ler A Apologia, que é a explicação de Sócrates a seus críticos, quando foi condenado à morte, e Simpósio, um diálogo de Platão. Platão não confiava na palavra escrita. Dizia que era morta. Preferia a forma de diálogo.Na Apologia se discute o que é mais importante na vida intelectual. A liberdade de ter opiniões contra as ortodoxias do dia. Ajudará o estudante a pensar por si próprio e ter a coragem de suas convicções.Depois, o delicioso Simpósio. É uma discussão sobre o amor, tudo que você precisa saber sobre o amor sensual, o altruístico, o que chamam de platônico, é o amor centrado na sabedoria.Platão colocou, à parte Sócrates, seu ídolo, no Diálogo, Aristófanes, o grande gozador de Sócrates. Na boca de Aristófanes põe uma de suas idéias mais originais. Que o ser humano era hermafrodita, parte homem parte mulher, e que cada pessoa, depois da separação, procura recuperar sua parte perdida, e daí a predestinação da mulher certa para um homem e do homem certo para uma mulher.Imprescindível também ler As Vidas, de Plutarco, o grande biógrafo da Antiguidade. Ficamos sabendo como eram os grandes nomes em carne e osso, de Alexandre, paranóico, a Júlio Cesar, contido, a Antônio e Cleópatra. Shakespeare baseou grande parte de suas peças em Plutarco e leu em tradução inglesa, porque Shakespeare, como nós, não sabia latim ou grego. E, finalmente, como história, leia A Guerra do Peloponeso, de Tucídides. É sobre a guerra entre Atenas, Esparta, Corinto e outras, durante 27 anos, no século 5 antes de Cristo. Lendo sobre Péricles, o líder ateniense, Cléon, o führer espartano, e Alcebíades, o belo, jovem e traiçoeiro Alcebiades, nunca mais nos surpreenderemos com qualquer ato de político em nossos dias. É o maior livro de história já escrito. Sempre atual.Da Roma original basta ler Os Doze Césares, de Suetônio, e Declínio e Queda do Império Romano, de Gibbon. Mais um banho de natureza humana.Meu conhecimento científico é quase nenhum. Mas lí, claro, a Lógica da Pesquisa Científica, de Karl Popper, quando entendi o que esses cabras querem. Para quem quer um começo apenas, recomendo o prefácio do Novum Organum, de Francis Bacon, que quer dizer, o título, novo instrumento, e Bacon explica o método científico e o que objetiva a ciência. E para complementá-lo leia o prefácio dos Os Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, de Isaac Newton, e o prefácio de Bertrand Russell e Alfred North Whitehead de seus Principios da Matemática. Também vale a pena ler a História da Filosofia Ocidental, de Bertrand Russell, e o capítulo sobre Positivismo Lógico, que é a filosofia calcada no conhecimento científico. Em resumo, tudo que pode ser provado lógica e matematicamente, é filosofia.O resto não é. Acho isso perfeitamente aceitável. Dispenso o resto.É nas artes que está a sabedoria. Como viver bem sem ler Hamlet, de Shakespeare? Está tudo lá em linguagem incomparável, é de uma clareza exemplar, tudo que nós já sentimos, viremos a sentir, ou possamos sentir.Preferi citar junto com Shakespeare uma peça grega, que considero vital: Antígona, de Sófocles. Há uma tradução de Antígona, em verso, por Guilherme de Almeida, que Cacilda Becker representou no Teatro Brasileiro de Comédia.Antígona é o que há de melhor na mulher. É a jovem princesa cujos irmãos morreram em rebelião contra o tio, o rei Creon, e ela quer enterrá-los, porque na religião grega espíritos não descansam enquanto os corpos não são enterrados. Creon não quer que sejam enterrados, como advertência pública a subversivos. Antígona desafia Creon. Ele manda matá-la. Ela morre. Seu noivo se suicida. É o filho de Creon, que enlouquece. Parece um dramalhão, mas não é. É a alma feminina devassada em toda sua possibilidade fraterna. Hegel achava que Antígona era o choque de dois direitos, o direito individual e o direito do Estado. E assim definiu a tragédia.A melhor história de Roma é a de Theodore Mommsem. A melhor história da Renascença é a de Jacob Buckhardt. Tudo que você precisa saber.E aprenda com um dos mais famosos autodidatas, Bernard Shaw (o outro é Trotski). Leia todos os prefácios das peças dele. São uma história universal. Um estalo de Vieira na nossa cabeça. Em um dia você lê todos. Anotando, uma semana. Também vale a pena ler a Pequena História do Mundo, de H.G.Wells, superada em muitos sentidos, mas insuperável como literatura.Passo tranquilo pelo Iluminismo. Foi tão incorporado a nossa vida, que não é necessário ler Voltaire ou Diderot. Os livros de Peter Gay sobre o Iluminismo são excelentes. Dizem tudo que se precisa saber. Se se quer saber mesmo o que foi o cristianismo, a obra insuperada e As Confissões de Santo Agostinho, uma das grandes autobiografias, à parte a questão religiosa.Não é preciso ler A Origem das Espécies, de Darwin, mas é um prazer ler Viagens de um Naturalista ao redor do Mundo, as aventuras de Darwin como botânico e zoólogo, a bordo do navio inglês Beagle, nos anos 1830, pela América do Sul, com páginas inesquecíveis sobre Argentina, Brasil e Galápagos, que está até hoje como Darwin encontrou (e o Brasil e Argentina, na sua alma?)Houve três grandes revoluções no mundo, a americana, a francesa e a russa. A literatura não poderia ser mais copiosa. Mas basta ler, por exemplo, Cidadãos, de Simon Schama, para se ter um relato esplêndido da revolução interrompida, 1789-1794, na França, e concluir com o livro de Edmund Wilson, Rumo à Estação Finlândia. Schama é conservador, Wilson não era, quando escreveu, fazia fé, ainda na década de 30, como tanta gente, na Revolução Russa. Mas a esta altura, e mesmo antes de ele morrer, em 1972, é fácil notar que a Revolução Russa não teve o Terror interrompido, como a Francesa, mas continuou até Gorbachev revelar o seu imenso fracasso.O melhor livro sobre a Revolução Francesa é História da Revolução em França, de Edmund Burke, de 1790, que previu o Terror de Robespierre e Saint-Just. Se o estudante quer um livro a favor da Revolução Francesa, leia, o título é o de sempre, o de Gaetano Salvemini. A favor da russa a de Sukhanov, que a Oxford University Press resumiu num volume, ou A Revolução Russa, de Trotski, um clássico revolucionário. Mas os fatos falam mais alto que o brilho literário de Trotski.Sobre a Revolução Americana não conheço livro bom algum traduzido, mas por tamanho e qualidade, um volume só, sugiro a da editora Longman, A History of the United States of America, do jovem historiador inglês Hugh Brogan, 749 págs, apenas, quando comprei custava US$ 25. Tem tudo que é importante.Em economia, a Abril publicou 50 volumes dos principais economistas. Eu não perderia tempo. Têm tanta relação com a nossa vida como tiveram Zélia e a criançada assessora. Mas há o Dicionário de Economia, também da Abril. Quando tascarem o jargão, você consulta para saber, ao menos, o que significa a embromação. Economia se resume na frase do português: quem não tem competência não se estabelece.Dos romances do século 19, Guerra e Paz, de Tolstoi, e Crime e Castigo, de Dostoiewski, me parecem absolutamente indispensáveis. Guerra e Paz porque é o retrato completo de uma sociedade como uma grande familia, porque rimos e choramos sem parar, porque contém um mundo e as inquietações do protagonista, Pierre Bezhukov, que até hoje não foram respondidas. Crime e Castigo, porque exemplifica toda a filosofia de Nietzsche de uma maneira acessível e profundamente dramática, de como o cérebro humano é capaz de racionalizar qualquer crime, que tudo é relativo, em suma, a pessoa que pensa e age, como Raskolnikoff, o protagonista. Vale tudo. Dostoiewski, para nos impedir de aniquilar uns aos outros, acrescenta que não se pode viver sem piedade.Dos modernos, Proust é maravilhoso, mas penoso, Joyce é desnecessário, mas vale a pena ler as obras-primas de Thomas Mann, A Montanha Mágica, para saber o que foi discutido filosoficamente neste século, e Dr Fausto, que leva o relativismo niilista que domina a cultura moderna e de que precisamos nos livrar, se vamos sobreviver culturalmente, como civilização, e não como meros consumidores, num nível abjeto de satisfação animal.Há muitas obras que me encantaram e não estou, de forma alguma, excluindo autores ou quaisquer livros. A lista que fiz me parece o básico. Em algumas semanas, duas horas por dia, se lê tudo. Duvido que se ensine qualquer coisa de semelhante nas nossas universidades. Se eu estiver enganado, dou com muito prazer a mão à palmatória.Por Paulo Francis, para o jornal - OESP - 30/05/91


Onde encontrar os livros sugeridosAlguns dos livros recomendados são encontrados apenas em bibliotecas. Outros, podem ser achados, ou encomendados, nas livrarias.

Antígona - Argumento (011 881-4375)

Apologia - Argumento

Cidadãos - Cia. das Letras - Brasiliense (011 280-4337)

As Confissões - Livraria Farah (011 36-7206)

Crime e Castigo - Ediouro - Argumento

Declínio e Queda do Império Romano - Cia. das Letras - Brasiliense

Diálogo - Hemus - Argumento

Dicionário de Economia - Abril - Argumento

Os Doze Césares - Ediouro - Bestseller (011 852 9115)

Dr.Fausto - Nova Fronteira - Argumento

Freud: Uma Vida Para o Nosso Tempo - Cia. das Letras - Bestseller

A Guerra do Peloponeso - UNB - Distribuidora Catavento (011 289 0811)

Guerra e Paz - Itatiaia - ArgumentoHamlet - LPM e JB - Bestseller

História da Filosofia Ocidental - Cedil - Farah

História da Revolução em França -UNB

History of the United States - pode ser importado pela Livraria Cultura (011 285 4033)

A Lógica da Pesquisa Científica - Cultrix - Catavento

Memorial de Aires - Ática - Bestseller

Memórias Póstumas de Brás Cubas - Ática - Siciliano (011 853 5130)

A Montanha Mágica - Nova Fronteira - Argumento

Novum Organum - Livraria Brandão (011 255 3456)

Pequena História do Mundo - José Olympio - Farah

Pigmaleão - Europa - AméricaPoética Clássica - Aguilar - Brasiliense

Os Princípios da Matemática - Biblioteca Mário de Andrade

Os Princípios Matemáticos da Filosofia Natural - Nova Stella

Reflexões Sobre a Revolução Francesa - Catavento

História da Revolução Russa - Paz e Terra - Brandão

Rumo à Estação Finlândia - Cia. das Letras - Bestseller

Os Sertões - Francisco Alves - Argumento

Simpósio - Ediouro - Argumento

Viagens de Um Naturalista ao Redor do Mundo - Farah

As Vidas - Catavento

A Biblioteca Mário de Andrade (SP) tem uma edição francesa de A História de Roma e a Revolução Francesa em italiano.


Este artigo foi gentilmente afanado do site do meu amigo Ministro Paulo Roberto de Almeida. A foto do Francis, tirada em NY, 1974, foi afanada por mim, num ato inqualificavel de tremenda cara-de-pau, do blog de meu amigo fotografo e dipomata Orlando Henriques. Sorry, dears.

Jose do Patrocinio Filho

José do Patrocínio Filho, assim como Sylvio Floreal ou Benjamin Constallat são uma dessas figuras difíceis de definir. Autênticos outsiders da literatura. José do Patrocínio Filho (1885-1929) foi jornalista e escritor. Foi dono também dono de personalidade controvertida, foi uma figuraça que de tanto mentir, já não distinguia verdade de mentira. Foi uma dessas personagens que criaram para si um alter ego dos mais surpreendentes, para não se sabe bem por que justificar suas ações mais teratológicas possíveis. Dizem que mentia com a mais absoluta naturalidade, e que envolvido por suas próprias estórias era o primeiro a crer em suas cabotinagens.

Li há uns meses A Sinistra Aventura. Um livrinho pequeno onde o filho do abolicionista, por uma indiscrição cometida num vapor que partira, se não me engano, de Amsterdã com destino à Inglaterra, é levado a prisão por suspeita de espionagem contra a coroa inglesa durante a I Guerra Mundial. Tudo começa numa conversa informal no vapor com um cidadão estranho a ele. Na conversa Patrocinio, abertamente, revela uma certa inclinação e simpatia pelos alemães - diga-se de passagem, pecado mortal na época que havia inclusive influenciado, no Brasil, para a caida do Ministro da Relações Exteriores dos governos de Hermes da Fonseca e Venceslau Brás, Lauro Muller por suas simpatias germanófilaa. Detido pela polícia inglesa como espião, encerrado em Reading, mesma prisão onde Oscar Wilde esteve preso, e escreveu sobre sua inacredítável experiência.

Redigiu as suas memórias do cárcere, não deixou por menos. Transformou os detalhes mais cotidianos em aventuras épicas e engraçadíssimas. Por exemplo, como um de seus companheiros de prisão russo tornara-se embaixador após o triunfo dos bolcheviques em 1917. Até aí tudo bem, pois por que não? Porém, duro de engolir são suas lágrimas e emoção ao receber a notícia da morte de Mata Hari, fuzilada pelos franceses acusada de espionagem, e que segundo Patrocinio Filho fora sua amante em Amsterdã. Duro não? Mas para quem lia Anatole France com tanta devoção que merecia a leitura de joelhos, qualquer coisa é possível!

No total Patrocínio Filho amargou 403 dias no xilindró ingles, o que diga-se de passagem foi a sua glória. Ao voltar ao Brasil, foi recebido como herói, vítima de uma incomensurável injustiça, mas ao mesmo tempo, para nosso orgulho tupiniquim, um brasileiro a quem coubera um papel em cruciais acontecimentos mundiais.

Enfim, é de rolar de rir.

O exemplar que me caiu nas mãos, por felicidade, era uma primeira edição, coisas que só a Biblioteca proporciona, e meus espanto não foi pequeno ao descobrir que a capa foi desenhada por seu primo. Ninguém menos que Di Cavalcanti.

Enfim, num momento anterior ao modernismo, essas figuras, diriamos com certa injustiça, menores, povoaram também a vida literária do Rio de Janeiro. No caso de Patrocinio Filho, mesmo que a vida tenha sido muito melhor do que a obra, não deixe de ler a obra pois são momentos de pura diversão. Além disso, quem dirá que ele não é um herói nacional, afinal travar um duelo com o Rei Leopoldo da Bélgica, não é pouca coisa e além de tudo, a Mata Hari é a Mata Hari...

Churchill

Quando Churchill fez 80 anos um repórter de menos de 30 foi fotografá-lo e disse: - Sir Winston, espero fotografá-lo novamente nos seus 90 anos. Resposta de Churchill: - Por que não? Você me parece bastante saudável.
*****
Telegramas trocados entre Bernard Shaw ( maior dramaturgo inglês do século 20 ) e Churchill ( maior líder inglês do século 20 ). Convite de Bernard Shaw para Churchill: "Tenho o prazer e a honra de convidar digno primeiro-ministro para primeira apresentação minha peça Pigmalião. Venha e traga um amigo, se tiver." Bernard Shaw Resposta de Churchill para Bernard Shaw: "Agradeço ilustre escritor honroso convite. Infelizmente não poderei comparecer primeira apresentação. Irei à segunda, se houver." Winston Churchill
*****
General Montgomery estava sendo homenageado, pois venceu Rommel na batalha da África, na IIª Guerra Mundial. Discurso do General Montgomery: "Não fumo, não bebo, não prevarico e sou herói" Churchill ouviu o discurso e com ciúmes, retrucou: "Eu fumo, bebo, prevarico e sou chefe dele."
*****
Bate-boca no Parlamento inglês. Aconteceu num dos discursos de Churchill em que estava uma deputada oposicionista, do tipo Heloisa Helena, que pediu um aparte. Todos sabiam que Churchill não gostava que interrompessem os seus discursos. Mas foi dada a palavra a deputada e ela disse em alto e bom tom: -"Sr. Ministro, se V. Exa. fosse o meu marido, colocava veneno em seu café!" Churchill, com muita calma, tirou os óculos e, naquele silêncio em que todos estavam aguardando a resposta, exclamou: -"Se eu fosse o seu marido, eu tomava este café."

Basófia antropofágica


Foto: extraído do Mappa da Comarca de Villa Rica / Joze Joaquim da Rocha - 1740-1804

"Inteiramente nús e com os corpos cuidadosamente pintados de vermelho e azul, Assis Chateaubriand e sua filha Teresa estavam sentados no chão, mastigando pedaços de carne humana. Um enorme cocar de penas azuis de arara cobria os cabelos grisalhos dele e caía sobre suas costas, como uma trança. O Excesso de gordura em volta dos mamilos e a barriga flácida, escondendo o sexo, davam aos jornalista, a distância, a aparência de uma velha índia gorda. Pai e filha comiam com voracidade os restos do bispo Pero Fernandes Sardinha, cujo barco adernara ali perto, na foz do rio Coruripe, quando o religioso se preparava para retornar a pátria portuguesa. Quem apurasse o ouvido poderia jurar que ouvia, vindos de não se sabe de onde, acordes de Parsifal, de Wagner." Chatô, O Rei do Brasil - Fernando Morais

Frase do dia: "[...] mas quem nasceu pra lagartixa nunca chega a jacaré" To em Liquidação. Wander Lee.

Arthur Schlesinger


Nota funebre: Morreu ontem aos 89 anos de ataque cardiaco, em NYC, o historiador americano Arthur Schlesinger. Se pudessemos destacar uma tese central que varre todos seus escritos, ousariamos dizer que, em sua controvertida defesa liberal, o individuo tem o peso e a fibra de dobrar a Historia. Ou seja, individuos fortes, com carisma, habilidade politica e tenacidade podem inverter situacoes historicas adversas. Para provar isso, suas duas obsessoes, as administracoes de Andrew Jackson - pai da democracia de massas - e Franklin Delano Roosevelt, sao levadas ao extremo da analise. So sobre Franklin Roosevelt foram tres volumes de folego.
Mas o Historiador do Poder, como passou a ser conhecido em sua igreja de historiadores - que diga-se de passagem, frequentava com total descaso hebdomadario - passou a ficar conhecido mais por sua proximidade ao poder que pela sua obra - extensa e importante, por sinal. Nos anos 60, passou a colaborar com a administracao de Kennedy e justamente nesse caso, ironicamente, sua tese passa pelo teste mais extremo: o assassinato do presidente (ao que talvez Hegel chamaria ardil da historia como sendo a sutileza traicoeira que poe todas as teses e hipoteses sobre a propria historia por terra). Mesmo assim, apos o assasinato de JFK, ganhou um Pulitzer e um National Book Award por A Thousand Days: John F. Kennedy in the White House, em 1966. Mas a criticas a sua obra nao vinham apenas da paroquia. Gore Vidal, amigo intimo da casa dos Kennedy (e dizem muitos, amicissima intima de Jackie) definiu o livro como uma novela politica precaria por ignorar as aventuras sexuais do presidente, que, apesar dos seus bicos de papagaio, teve acesso aos mesmos segredos que Arthur Miller e Joe Di Maggio conheceram.
Enfim, como nao se pode reduzir a obra de uma vida a uma nota exequia, fica a frase que cunhou para a administracao do presidente Nixon: the imperial presidency.

Livros:

1939 Orestes A. Brownson: A Pilgrim's Progress
1945 The Age of Jackson
1949 The Vital Center: The Politics of Freedom
1950 What About Communism?
1951 The General and the President, and the Future of American Foreign Policy
1957 The Crisis of the Old Order: 1919-1933 (The Age of Roosevelt, Vol. I)
1958 The Coming of the New Deal: 1933-1935 (The Age of Roosevelt, Vol. II)
1960 The Politics of Upheaval: 1935-1936 (The Age of Roosevelt, Vol. III)
1960 Kennedy or Nixon: Does It Make Any Difference?
1963 The Politics of Hope
1963 Paths of American Thought (ed. with Morton White)
1965 A Thousand Days: John F. Kennedy in the White House
1965 The MacArthur Controversy and American Foreign Policy
1967 Bitter Heritage: Vietnam and American Democracy, 1941-1966
1967 Congress and the Presidency: Their Role in Modern Times
1968 Violence: America in the Sixties
1969 The Crisis of Confidence: Ideas, Power, and Violence in America
1970 The Origins of the Cold War
1973 The Imperial Presidency
1978 Robert Kennedy and His Times
1983 Creativity in Statecraft
1986 Cycles of American History
1988 JFK Remembered
1988 War and the Constitution: Abraham Lincoln and Franklin D. Roosevelt
1990 Is the Cold War Over?
1991 The Disuniting of America: Reflections on a Multicultural Society
2000 A Life in the 20th Century, Innocent Beginnings, 1917-1950
2004 War and the American Presidency
Link: http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/discussion/2007/03/01/DI2007030100554.html

Musica do dia: Aretha Franklin. All the king's horses

O Piaui eh Aqui


Para os piauienses o Piaui eh o estado brasileiro mais importante. Pouco importa o ranking no indice de Desenvolvimento Humano - que por acaso eh o terceiro de baixo pra cima - e o segundo mais alto indice de analfabetismo do pais, o mais importante eh que para ele, importante mesmo eh ser piauiense. Se eu fosse piauiense talvez eu nao fosse mais feliz, ou mais iludido, do que sou agora mas, juro que movido pelo nativismo proprio, faria como o pai de meu amigo, que eh de la, e visitaria minha terra de dez em dez anos. Bem, mas nao estou aqui para falar do estado e sim de uma revista que me caiu nas maos na ultima ida ao Rio.

Um amigo me falou ao telefone, antes de minha chegada, da revista homonima que era a cara da New Yorker. piaui, em minuscula. Achei estranho o nome, mas assim mesmo comprei. Nao me arrependi. Apesar de seguir o mesmo modelo de critica, ensaios, resenhas, quadrinhos e ficcao da heteronima americana, o contraponto dos nomes eh otima alegoria. Os paradoxos comecam pela tiragem. A New Yorker hoje tem uma tiragem de quase 1 milhao de exemplares. A piaui tem uma tiragem mais modesta - pois afinal de contas, apesar das mas linguas, somos um pais modesto - 40 mil.

Enfim, longa vida a piaui - e ao piaui tambem, pois tenho muita admiracao pelo Ze Carlos.

Musica do dia: Monk's mood - Thelonious Monk Quartet with John Coltrane at Carnegie Hall. Preciosidade descoberta po Larry Appelbaum aqui na LOC.

Cara escondida


Quase um ano depois da ultima postagem, retornamos ao canto das falsas semelhancas, ao espaco do engano dos sentidos e da inteligencia superflua. Nos proximos meses desse ano percorreremos muitas trilhas, consultaremos muitos mapas e viajaremos por lugares insolitos do interior do Brasil nos seculos XVII, XVIII e XIX. Nos encontraremos com viajantes inopinados, tropeiros sifiliticos, sertanistas, aventureiros de grossa monta, cacadores de indios, negociantes de escravos, lendas, escroques, salteadores, missionarios morigerados...

As trilhas nao serao necessariamente geograficas, nem sempre verdadeiras, e portanto quase sempre duvidosas quanto as fontes e ao norte. Por isso ao se depararem com as informacoes aqui contidas tenham em mente que o Rogerio Sganzerla tinha razao: Nem tudo eh verdade!
Imagem: Obra de Lygia Clark