Missivas II

Nápoles, 18 de maio de 1910

Querido chefe e amigo,

Por uma carta que acabo de receber do ilustre Alfredo de Carvalho, fiquei sabendo que o general Dantas Barreto desistia de sua candidatura a preencher na Academia a vaga do saudoso Nabuco, reservando-se para uma futura vaga, e, de acordo com aquelle, abrira mão a favor desse concorrente, dos votos de que dispunha, entre os quaes estava o meu; hypothese aliás prevista de ante-mão, quando attendi ao pedido do Coelho Netto. Escrevi immediatamente ao Mario de Alencar, mandando-lhe um novo voto para a eleição do illustre autor da =Prehistória Sul-Americana= e de = =, que acabou de chegar-me às mãos, e escrevi também ao meu novo candidato, para quem de resto para qeum de resto não tem meu voto outra signoficação além de modesto feito ao seu bello talento, pois que a sua victoria era mais que certa.

Preciso rectificar uma informação de pouco valor ou nenhum, mas que está errada na última carta que tive o gosto de escrever-lhe, e vem a ser que, para a vaga do Lúcio de Mendonça não votei, como affirmei, em Eurico de Goes, mas sim em Vicente de Carvalho. A minha memória trahio-me no momento em que lhe escrevi, porque chegaria em com effeito a fazer uma carta destinada ao autor de = Os Symbolos Nacionaes = e contava votar no nome delle, mas nessa ocasião chegou-me às mãos o livro de versos daquelle poeta com um pedido de voto. Esse versos me captivaram a admiração e encheram-me de gosto, reformei a carta destianada ao Goes e entreguei meu voto ao poeta, com a avides de uma loreira que entrega seus lábios a um sedutor. E como tudo isso foi já ha um bom par de mezes e o livro do V. de Carvalho me desappareceu da casa como por encanto (filado talvez por alguma outra victima do sedutor) escrevi no engano que agora rectifico.

E feliz e honrado por irmos juntos à festa do brilhante pernambucano, sou seu affectuoso admirador, repietoso,

Aluizio Azevedo.

Notas.

O militar Dantas Barreto somente seria eleito em setembro do mesmo ano. Meses depois, em novembro, seria nomeado Ministro da Guerra de Hermes da Fonseca. Imbuído do cargo sentaria o pau nos revoltosos da chibata e nos fanáticos do Contestado.

Loreira, provavelmente significa modernamente uma loureira, ou seja, uma mulher fácil que pretende agradar a todos. hum... sei...

Nenhum comentário: