Sim On Quase Tudo All

Não entendo praticamente nada de música. Não toco nenhum instrumento musical, sequer uma prosaica e miserável caixinha de fósforos; mas tenho pra mim que o Wilson Simonal, ao lado de Hyldon e Tim Maia - e põe aí também a Banda Black Rio - , talvez tenha sido o cara que mais se aproximou do sabor, do aroma, da etérea essência do Soul Americano. E ao mesmo tempo tornou a música brasileira muito mais rica. Quem escutar o cara cantando terá uma idéia cristalina dessa coisa abstrata do que estou falando.

Por um desses acasos da vida, semana passada, na Toca do Neal, encontrei o "Homenagem à graça, à beleza, ao charme e ao veneno da mulher brasileira." Um vinil de 1969. O cara tem um ritmo que é coisa de maluco. Numa das faixas ele canta um dos clássicos bregas de Johnny Mathis. Impressionante. Pode ser que ele não entendesse xongas de inglês, mas na sua interpretação do Evie, cantando numa língua que não era a sua, me desculpem mas SimOnAu mata a pau. Alem disso, existe um video da TV Cultura dele cantando com a Sarah Vaughan que é dessas coisas que se guarda com carinho http://www.youtube.com/watch?v=8Hc0FGmXONk

Estou doido pra ver esse doc do Claudio Manuel, Micael Langer e do Calvito Leal. Posso até ser levado a concordar que ele pagou um preço pelas suas relações e pelo seu excesso de 'pilantragem', até por que muitos outros não pagaram até hoje. No caso dele, especificamente, tudo revelou que por trás da malandragem e jogo de cintura que ele tinha no palco, no fundo, o sucesso passou por um tiro pela culatra. Pela reportagem da Folha, aí ao lado, já dá pra ter uma idéia do que os livros de História do Brasil dizem há tempos em suas entrelinhas: engana-se aquele que pensa que o Brasil é um pais cruel com os pilantras. Apenas com alguns deles.

Enfim entrar no mérito da questão se ele pagou um preço alto ou não pelo que ele afirma não ter feito ou nega ter feito, ou se ele foi realmente ingênuo, num tempo onde não era permitido, parece uma espécie de acerto de contas com a historia. Enfim, se foi dedo-duro há de se lamentar por sua atitude sem dignidade e pelo que ela impôs a sua voz.

Caras como o Simonal, Bebeto, Tim, Hyldon, mereciam biografias cuidadosas. O Simonal merecia uma biografia.... O Tim Maia também merecia uma melhor... pois essa que saiu há pouco, pode até ser que eu esteja enganado, mas começa com a biógrafo falando dele próprio no primeiro parágrafo. Sem comentários.

Música do dia... Sá Marina, Tributo a Martin Luther King e muitas outras... e junto vai uma de Bebeto, A beleza é você Menina.

Nenhum comentário: